segunda-feira, 30 de novembro de 2009

LULA-o filho do Brasil-cinema

O livro de Denise Paraná, que inspirou Fábio Barreto a fazer este filme, é todo dedicado à mãe do Lula. Ela é o personagem central do filme e o mesmo deveria se chamar A MÃE DO LULA.
Explicando, Fábio Barreto diz: que não teve nenhuma pretensão em falar do presidente ou da sua trajetória política, gostou do que leu e assim dirigiu... e acaba quando a mãe morre...
No elenco a atriz Glória Pires(mãe) que por si só vale assistir, uma interpretação que sobressai e emociona desde o início, e nos momentos finais nos faz chorar pq lembramos de nossas próprias mães... e perdas... a foto ao lado nos mostra a numerosa família que a mãe com coragem trouxe para SP e criou práticamente sózinha...
No papel de Lula o ator Rui Ricardo Diaz (escolhido num último momento qdo seria apenas um figurante), com altos e baixos- nos discursos imita a maneira de falar e em outras cenas não-... em outros momentos parece um galã- de uma certa forma totalmente glamurizado pelo cinema, mostrando um lado dele e tb enquanto líder sindical muito 'bonzinho'... eu fiquei me perguntando mas será que foi ou é assim mesmo???
Para o público em geral fica a curiosidade mas tb uma alta rejeição mesmo desconhecendo seu conteúdo: 'eu nem quero saber', 'não vou assistir', 'nem pensar'-alguns comentários.

domingo, 29 de novembro de 2009

PERSÉPOLIS-animação

A cidade Persépolis foi a antiga capital da Pérsia(Irã)-foram encontradas ruínas- declarado patrimônio da humanidade em 1979-.
O nome foi usado por Marjane Sartrapi como título de um livro(história em quadrinhos), e com a colaboração de Vincent Parannaud virou este filme de animação- teve proposta de Hollywood mas optou por uma versão mais artística. Ganhou vários prêmios como o de Cannes e foi indicado ao Oscar.
Participações especiais de Catherine Deneuve e Chiara Mastrioanni nas vozes de mãe e filha.
O filme é todo narrado e desenhos animados demonstram a narração, sem muitos movimentos e apenas uma parte colorida para diferenciar o presente do passado.
É a história da própria Marjane dos 8 aos 18 anos, sonhava em ser profetisa mas veio a revolução, enfrentou preconceitos e guerras, foi estudar fora de seu país-na Áustria, e nem aprendeu alemão- por conta da cultura religiosa e receio da família de ser violentada...
Assisti numa sessão especial no domingo na Reserva Cultural em SP (evento da Aliança Francesa ref. ao ano da França no Brasil), mas já se encontra em DVD e vale pela simples curiosidade ou conhecimento de uma outra cultura... muito diferente...

sábado, 28 de novembro de 2009

HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS E FUNDAÇÃO DOM CABRAL-variedades

ENCONTRO ENTRE MÉDICOS E EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO E PLANOS DE SAÚDE além da diretoria do Hospital e da FDC foi oficializado ontem(27/11/2009) a parceira já iniciada em agosto deste ano. A importância do hospital em SP e do seu serviço prestado em vários setores através das Senhoras Beneficientes o coloca entre os melhores do mundo.O curso de pós-graduação foi desenvolvido em parceria pelas duas Instituições, com foco na gestão da atenção à saúde visando contribuir para a formação específica de gestores dessa área e para a melhoria dos serviços de saúde no País. O Programa é centrado nas áreas de Gestão, da Atenção à Saúde e da Educação, as quais serão abordadas a partir de situações vivenciadas no dia-a-dia do gestor da saúde, construindo competências demandadas a este profissional no contexto atual.A metodologia inovadora, focada na Aprendizagem Baseada em Problemas, é ambientada na complexa realidade da Gestão da Atenção à Saúde e integra teoria e prática, valorizando o conhecimento e a experiência individuais.Voltado para gestores com experiência profissional atuantes na área da saúde, o curso conta com 11 módulos e entre as atividades estão aprendizagem autodirigida, educação permanente, discussão de situações-problema e plenárias.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VIDEOCONFERêNCIA-variedades

A TANDBERG apresentou o novo e mais completo showroom de Telepresença e Videoconferência da região, com os produtos e soluções mais inovadoras no campo das Comunicações Visuais, incluindo a única sala de Telepresença de última geração da América Latina. A sala, dotada de equipamento T3, permite a manutenção de tela múltipla e o formato de telepresença em alta definição. “O T3 amplia a interoperabilidade para oferecer uma completa experiência de telepresença mesmo quando for conectado com sistemas de telepresença de outros fabricantes, e é o único com esta característica”, afirmou Thomas Valantin, diretor geral da TANDBERG para o Brasil, América do Sul e Central.

Por que investir nesta área? ecológicamente correto, descentralizado, altos custos de viagens ou indisponibilidade de deslocamento e várias epidemias na área da saúde fazem as empresas optarem pela videoconferÊncia.

A empresa norueguesa chegou no Brasil em 2000 com representação e só em 2008 tornou-se oficial.

Teve um crescimento de 100% este ano na venda de seus produtos no Brasil-maior mercado da América do Sul.

Os maiores clientes são: Receita Federal, Rede do Saber (130 salas), Secretaria Estadual da Educação, Prodesp, Sec. Adm. Penitenciária(evita transportar presos) entre outros.

A Sisco oferece uma alta quantia para comprar a empresa.

Eu conheci o showroom e me senti up to date com o mundo, falando ao mesmo tempo com Londres, Madrid e México.

A VIDA NUM SÓ DIA-dvd

Miss Pettigrew Lives for a day-título original
Baseado no livro homônimo de Winfried Watson.
Para pessoas que ainda acreditam no amor! um filme romântico que mostra a Inglaterra antes da 2ª Guerra Mundial numa impecável reconstituição de época com figurinos e cenários maravilhosos.
Uma governanta(Frances McDormand) é despedida sem indenização e se vê na rua com uma mala de roupas velhas, que abandona ao ser derrubada no meio da rua, e entra na fila da sopa comunitária...
Ao procurar a agência de empregos é acusada de não ser uma boa funcionária.
Resolve se apresentar pessoalmente para uma solicitação... muitas coisas acontecem logo na entrada e transformam seu dia num turbilhão de confusões onde uma atriz(Amy Adams) precisa da ajuda dela para organizar seus horários com seus amantes... e também descobre o amor inusitadamente.
Tudo passa muito rápidamente, num só dia, sem aprofundamentos...
Um filme sensível para dias tristes ou alegres... eu assisti num fim de semana prolongado em São Fco do Sul-SC-praia da Enseada, onde tenho o privilégio de contar com a 'vídeo locadora' da família e foi uma grata surpresa.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TOKYO-cinema

3 histórias sobre a loucura dos japoneses-alguns ficam trancados dentro de casa mais de 10 anos e pedem pizza, outros dormindo amontoados num micro apto-uma das moças vai se transformando numa cadeira-; e um louco que sai do bueiro e se chama MERDE...um horror! gente!!!
É a visão de 3 diretores estrangeiros- excêntricos- sobre a capital do Japão.
A califórnia filmes distribui este filme aqui no Brasil e já vai avisando se não gostar não saia antes pq o último é o melhor de todos.
Então fiquei e é realmente o melhor... mas foi exaustivo esperar...
E não gostei! e pronto!
Talvez meu lado nada oriental, bem ítalo/germânico, não consiga entender pq fazer filmes assim. E tem gente que aprecia... bom, tem gosto pra tudo.

SEMPRE AO SEU LADO-cinema

Hachiko, a Dog'a story- título original.
História verdadeira, aconteceu no Japão em 1923.
Refilmagem americana com atores famosos, numa pequena cidade americana de periferia, com estações de trens e algumas ruas quase vazias.
Um fim de tarde na estação quando Parker (Richard Gere) volta para casa um cachorro está no seu caminho, pequeno ainda, perdido e carente... leva para casa e, apesar dos protestos da esposa (Joan Allen), fica com ele e se tornam amigos, quase inseparáveis... foi preciso treinar e educar para que ficasse em casa, ele escapa cavando buraco embaixo do muro ou pulando o muro...
Aos poucos aprende, o acompanha até a estação até o embarque, vai pra casa, e volta as 5hrs da tarde, aguardando na pracinha em frente da estação.
Muitos acontecimentos depois, mesmo depois da ausência de Parker, Hachi continua com o mesmo ritual-a espera na estação.
O nome dele Hachi significa o número 8-está na coleira-, o oitavo filho de uma ninhada.
Comovente e leve, embora eu não tenha essa ligação com animais, muitas lágrimas rolaram perceptíveis ao final.
Em relacão aos dois atores principais nada exepcional na atuação, ficam na mesmice, mas visualmente me incomoda essas caras esticadas de alguma forma que deixam sem expressão e olhos pequenos que mais parecem orientais... nada como rugas que denunciam o tempo como forma de amadurecimento e sabedoria.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONFUSÕES EM FAMÍLIA-cinema

CITY ISLAND- título original.
Andy Garcia
é Vince Rizzo= trabalha numa penitenciária onde se depara com seu passado-entre os presos está alguém que faz parte de um segredo- ele precisa enfrentar sua família, mas comete o erro comum de não contar a verdade logo de cara... enrolado em sua maneira de conduzir a família no fundo é um pai dedicado e carinhoso-típico italiano- preocupado com o bem estar da família mas explode quando precisa... ele faz curso de teatro à noite(outro segredo) e enfrenta um teste mesmo sem nunca ter atuado -começa imitando Marlon Brando- e depois, em nova tentativa, se empolga sem saber o timing para parar... momentos engraçados.
A família -entre esposa e 2 filhos- não sabe o que acontece e desconfiam de tudo.
A mulher ciumenta, a filha mentirosa- não está mais na faculdade, o filho tem um fetiche que coloca em prática com a vizinha... e uma nova pessoa para compartilhar tudo isso...
Alan Arkin faz uma participação como professor de interpretação, e até enfrenta a fila para o teste- realidade do ator americano-...
Emily Mortimer faz uma colega do curso de teatro com quem precisa compartilhar o segredo-exercício da aula.
Direção e produção Raymond de Felitta, Andy Garcia, além do seu carisma como ator, participou da produção.
Semana tranquila sem grandes novidades nas cabines, mesmo pq muitos filmes assistidos já entraram em cartaz, e eu tb não faço agenda: escrevo logo que assisto... mas estou procurando pautas... nada me entusiasma neste período.

domingo, 8 de novembro de 2009

A LOBA DE RAY-BAN-teatro

Teatro Shopping Frei Caneca
Texto de Renato Borghi, escrito originalmente para Dina Sfat, foi encenado por um lobo -Raul Cortez- no final dos anos 80, e mais de 20 anos depois é encenado por uma loba -Christiane Torloni-na adaptação para uma versão feminina- ela se entrega ao personagem de forma até exagerada-salvo momentos em que está ensaiando uma tragédia grega-, um bom preparo físico e um fôlego de espantar-ela começa antes do início do espetáculo andando no fundo do palco- e entra aquecida, sem ter aquele tempo de apresentação normal do personagem com baixos e altos... mas se torna forte e gigante em cena-valorizada pelo figurino.
Leonardo Franco volta com o mesmo personagem e Maria Maya (filha de Wolf Maya) é o contraponto que aparece para formar o triangulo amoroso e mostra que é bem melhor no teatro.
Renato Dobal faz uma participação e chama a atenção da platéia provocando risos...
Figurinos de Fabio Namatame modernos e funcionais e o cenário de Jean Pierre Tortill suntuoso que mais parece uma instalação (exposição).
Direção de José Possi Neto.
Com esta parte da ficha técnica(que chama a atenção) e elenco afiado é o que bastaria para um sucesso... apenas um detalhe incomoda, o mais importante -texto- um discurso sobre preferências sexuais, paixões e relacionamentos homossexuais causaram algum impacto há 20 anos... e embora não discuta apenas assuntos relacionados, muitos anos se passaram e o mundo GLS mudou bastante-nem existia parada gay ou shopping gay caneca.
E, na platéia, uma inquietação- não pelo tema- pelo tempo de duração do espetáculo-muito longo e repetitivo.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PLANETA 51-animação infantil

Animação bem animada, pois a maioria está sempre mais para desanimada...muitas situações engraçadas e soluções inteligentes e divertidíssimo!!!
Ao começar parece que vai ser um filme desses com ataque alienígena com muitos tiros e explosões-mas era só uma sessão de cinema normal...
Os personagens são figuras verdes e estranhas -mas muito simpáticas- vivendo no estilo 1950- no planeta 51, e que ficam assustadas ao aterissar uma espécie de nave na cidade, e dali sair um astronauta que todos acreditam ser um alienígina por causa da roupa estranha...
O exército é mobilizado através da figura de um comandante tipo Schwaznegger-grande e forte...
Um divertido entretenimento para os pequenos que, em geral, são bombardeados com perseguições intermináveis de gato e rato, ou raposa, etc ou até muito violentos... e nem sempre os pais tem o prazer de assistir ao acompanhar os filhos.
O robô Rover rouba a cena ao se comportar como um cão-ele tem todos os sentidos de um cachorro, até abana o rabinho.
Assistimos uma sessão dublada que está bem resolvida, porque quando o filme nos envolve nem se percebe nada... nem mesmo que é animação para crianças.
Daniel Torres(16 anos) dubla o personagem LEM.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O SOLISTA-cinema

Jamie Foxx é um desses atores que se transformam: ele vive o personagem- não apenas o interpreta- e nos deixa perplexos diante de tal entrega.
Ao viver um mendigo que toca violino com 2 cordas nas ruas de Los Angeles (a cidade tem mais de 90mil homless-sem teto), nos faz perguntar onde está o Ray Charles ou advogado de Gerard Butler em Código de Conduta(último filme que assisti e mais recente)... nenhum traço de outro personagem, nem dele mesmo!
Robert Downey Jr é jornalista, procura uma história, algo que o transporte, encontra alguem tocando violino e que se expressa como conhecedor do assunto ao ser abordado... dúvidas... confirmou com a Juilliard School-ele estudou por lá 2 anos- e assim se transforma no seu personagem para matérias no LA Times.
Um tema delicado pois este solista sofre de esquizofrenia e para isso não existe remédio. Ele ouve vozes dentro de sua cabeça e se torna violento... ele é Nathaniel Ayers Jr e sua história é verdadeira.
Ao tocar Beethoven no violoncelo que acaba de ganhar de uma leitora do jornal, embaixo de um viaduto, faz o jornalista ficar agachado ouvindo e se 'transportar' bem distante dali...o momento mais tocante do filme... e depois num ensaio de orquestra.
Estudei no Teatro Guaíra em Curitiba-PR onde a Orquestra Sinfônica tinha ensaios logo acima da sala de aula -as vezes no foço da orquestra- e como Nathaniel, ao assistir um ensaio, eu mesma me transportei para aqueles anos passados num templo da cultura paranaense... e assim, mesmo distante, a vivência contribui para outros momentos na vida, como escrever...
Direção Joe Wright (Orgulho e preconceito-Desejo e Reparação), era preciso mesmo um olhar mais sensível.

LYGIA POR LYGIA-literatura

Tv Cultura e Sesc se uniram criando um programa com base em escritores e sua obra com o intuito de aproximar o espectador a partir da perspectiva do próprio autor.
Será apresentado na TV Cultura dia 11/11-22h e na Tv Sesc dia 23/12-23h.
Lygia Fagundes Teles -escritora, dramaturga, atriz e tantas outras atividades que contribuiram para nossa cultura, foi inspiração para o primeiro programa com pequenos trechos de sua obra, adaptados por Maria Adelaide Amaral, e de sua vida interpretados por Eva Wilma e Regina Braga, com participação especial de Luciano Chirolli que faz o pai e Alfredo Mesquita.
O cenário composto apenas com painéis de fotos que muda conforme o assunto tratado.
Algumas entrevistas são inseridas dentro do mesmo contexo e assim nos deliciamos por um tempo definido-pena!- com suas histórias e seus livros-que não foram muitos: um pouco mais de 20... mas que tem um significado especial.
Ela subiu ao palco do cinesesc, apesar de problemas com fêmur, e declarou que temos espécies em extinção:
'a árvore, o índio e o leitor' (antes era escritor, mas agora tem muitos...).
E mandou uma mensagem em latim ao Governador 'não me deixo conduzir, conduzo' conduco!
E fala a todos: Vocare -vocação- é preciso seguir... pq o que vem do nosso interior, nossa realização e sensação de felicidade se traduz como 'vocare'. Então, se vc está feliz com o que faz esta é sua vocação... assim diz Lygia: 'vocação e paixão caminham juntos'!
E citou algumas verdades='o leitor é cúmplice, é aquele que vem e toma satisfações- e assim o escritor pode ser corrompido, mas não corrompe o leitor'...
e terminou 'o escritor pode ser triste e solitário mas vai fazer companhia para o leitor' .

terça-feira, 3 de novembro de 2009

500 DIAS COM ELA-cinema

Um rapaz-Tom- que amava Summer que não amava ninguém... aparentemente...
Jovens (não adolescentes, já formados e com emprego-ele escreve cartões e ela como secretária na mesma empresa) enamorados e entusiasmados com as várias possíbilidades de amor... bastante discursivo com questionamentos sobre como se comportar diante da pessoa amada mas que fica longe do que realmente acontece, de verdade? na hora dá uma bobeira e nada sai como planejado.
Narrado com datas bem distantes das outras, e muitas voltas, mas de forma alegre e bem competente, agrada a todos os gostos entre jovens e adultos.
Foram os 500dias que Tom passou com ela desde o primeiro momento até quando ele repensando sua vida dá um outro rumo e conhece Autunn...
O diretor Marc Webb, mais conhecido como diretor de clips musicais, marca sua estréia em longas com uma solução inteligente para comédias-a partir do roteiro de Michael Weber e Scott Nuestadter.
Os atores principais são Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschannel.
Para mim foi uma surpresa, foi recomendado por Zavala - um amigo que tb escreve sobre cinema- e sendo filme da Fox, me decidi...
existe uma referência importante para qqer tema que é a idade de cada um, e o filme é sobre jovens e eu nem tanto, mas tenho amigos de todas as idades e me adapto em todas situações, e os filmes? relações humanas -entre pessoas maduras-só que não se faz tantos...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

AS MENINAS- teatro

Estreou neste fim de semana As Meninas no Teatro Eva Herz-Conjunto Nacional-SP-ali onde a Avenida Paulista se cruza com a Rua Augusta, dentro da maravilhosa Livraria Cultura.
Um cenário simples: cadeiras para mostrar o movimento dos personagens.
3 meninas num colégio interno, 1 freira, a mãe de Ana Clara, e 1 rapaz que faz 2personagens masculinos...
Os personagens são definidos como 1 viciada, 1 revolucionária e 1 alienada... a irmã Priscila e a mãe são o contraponto, embora reserve surpresas...
Interpretações marcantes de Clarissa Roskenbach (produtora), Luciana Brites, Silvia Lourenço e Julio Machado -destaque para Tuna Dwek e Clarisse Abujamra-que tem participações especiais.
Adaptação do texto é de Maria Adelaide Amaral.
Eu adoro teatro, minha formação é teatro, mas poucas vezes tenho oportunidade de assistir algo realmente bom e sério... e, por isso, destaco este espetáculo pela coragem de uma nova geração de atrizes.