sábado, 2 de novembro de 2013

FINADOS - homenagem

Dia de celebração às pessoas queridas que partiram definitivamente.
Eu presto homenagem aos meus pais - saudades! Eles criaram filhos e ajudaram muitas famílias numa pequena cidade no sul do Paraná (Porto Vitória), em tempos em que se cultivava frutas, legumes e verduras no quintal e se distribuía para vizinhos e parentes... e a tv apenas começava a ser conhecida - ouvia-se rádio.
O ano todo esperávamos para passar o natal com a avó materna em Joinville (SC) e o fim de ano na praia... Décadas mais tarde, meus pais se mudaram para a praia da enseada (SFS-SC) e por lá ficaram... Eu, até os dias de hoje, adoro este lugar.
Minha mãe teve um infarto fulminante.
Triste e doloroso... durante meses uma terrível dor no peito me acompanhou ...
Triste é ter também sofrimento no percurso da jornada, triste foi ver meu pai perder a memória, visão e os movimentos físicos por conta de diabetes, mas o pior foi o Mal de Alzheimer (degenerativa)... e o mais terrível é saber que é uma doença hereditária (uma tia, irmã dele, com estilo de vida bem diferente, foi diagnosticada recentemente)... Ainda não existe cura para estas doenças porque nem existe interesse em curar - a medicina é um comércio!
Lembranças de momentos carinhosos (aperto de mão do meu pai e o recostar no meu ombro, quando não mais conseguia falar, ou minha mãe sorrindo na porta: "oi, filhota", ao chegar) me fazem acordar com disposição a seguir em frente, cuidando da saúde, porque tenho irmãos e sobrinhos que me conectam a eles...A

Nenhum comentário: