sexta-feira, 13 de junho de 2014

PÃO INTEGRAL OU CENTEIO - alimentação

Pao Integral
No final de um dia qualquer eu lembrei que não tinha pão para o café da manhã, entrei em várias padarias perto da av. Paulista e me deparei com algo que poderia ser classificado como crime: pão integral ou centeio (preto) com muita farinha branca (+de 50%), ao experimentar é horrível (tem gosto de farinha branca)...
Acima de tudo está a saúde - faz muito mal...
os brasileiros acostumados com o pão francês, fazem filas nas padarias, nem se perguntam se é realmente tão bom...
O pão considerado alimento desde muito era feito com trigo natural e não refinado - igual ao açúcar é prejudicial...
Os italianos usam granno duro para fazer aquele famoso pão (no Brasil não...).
O pão preto (centeio), origem germânica, é feito com chocolate para escurecer - pasmem!
Os tempos da vovó trazem saudades - tudo natural mesmo (sem modismos de orgânicos), e todos faziam pão em casa.
Eu deixei todo tipo de refinados e passei a consumir produtos integrais e me sinto melhor... no entanto eu como algo diferente, porque variar é preciso, mas o meu paladar mudou e nem faz falta...
Receita simples: 1 pão de forma pequeno=
200gr trigo integral
100gr aveia, linhaça e/ou centeio
1 colher sopa de fermento para pão
1colher chá de sal
1 pitada de açúcar mascavo ou adoçante
1 xícara de água morna - misturar tudo amassando com as mãos.
repousar por 1 hora para crescer,
amassar e enformar - + 1 hora e depois assar por 35 minutos.
Detalhe: use castanhas, nozes, etc.
É muito fácil, só é preciso tempo... e paciência!

Nenhum comentário: