sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O LEITOR-cinema

Filme indicado para 5 Oscars-já é um bom motivo para assistir.
O LEITOR, de Berhnard Schlink, é o livro alemão com maior sucesso de vendas e críticas depois do PERFUME de Patrick Süskind. É um romance sobre os anos pós-guerra e o impacto dos nazistas nos próprios alemães.
Lançado no Brasil pela editora Record.
Adaptado para o cinema com o título homônimo -O LEITOR- tem Ralph Fiennes e Kate Winslet nos papéis principais.
Embora se passe em Berlim/Alemanha a língua falada é o inglês e com atores ingleses conhecidos mundialmente no elenco, uma pena porque a Alemanha tem excelentes atores e em lingua original criaria outro clima -conta com a participação de Bruno Ganz como professor, além do jovem Michael interpretado pelo jovem alemão David Kross... eu questiono a língua estrangeira, como neste caso, porque creio que quebra o impacto...teria outro peso todos aqueles sermões no tribunal em alemão...
Apesar disso o filme é muito bom, nos prende do começo ao fim, e fica a sensação de querer interagir com os personagens...tentar resolver algumas questões que nos sufocam...
e é este sufocamento que nos transporta, tornando mais do que um filme sobre questões nazistas
e moralismos...aliás, ficam muitas dúvidas e questionamentos em aberto...
Esta mulher que já nos aparece com olhar sofrido-uma excelente interpretação de Kate Winslet, até esquecemos que não é uma alemã(indicada como melhor atriz)- se deixa levar pelo jovem estudante, o transforma em seu leitor e se entrega em horas de paixão, mostradas com suavidade pelo diretor Stephen Daldry-indicado como melhor diretor.
E esse jovem-David Kross- que já fez vários filmes alemães e aprendeu inglês em aulas particulares durante as filmagens, além de grego e latim para ler corretamente... ele, com suas expressões espontaneas, olhar expressivo que nos surpreende deve ser a grande revelação do ano.
Num mundo onde se usa superficialidaes e frivolidades para prender a atenção temos sentimentos verdadeiros com pessoas reais... e um dos melhores filmes sobre relações humanas dos ultimos tempos.
O que me fez muito bem depois de passar vários dias num evento como SPFW...

Nenhum comentário: