domingo, 25 de setembro de 2011

PIXINGUINHA - teatro

O musical 'Flor Tapuya', com direção de Antônio Karnewale em cartaz no Carlos GomesFLOR TAPUYA - em cena um espetáculo cheio de música de Pixinguinha, resultado de pesquisa do músico João Maria Braga, que resgatou partitura original em meio a documentos do acervo do Teatro João Caetano.
Em 1920, Pixinguinha recebeu a missão de fazer com urgência melodias para a opereta "Flôr tapuya" (grafia original). Foi, muito provavelmente, sua primeira encomenda. Ele já criara preciosidades como "Rosa" e "Sofres porque queres", mas era um jovem de 23 anos, editava composições havia apenas seis e ainda nem realizara trabalhos como orquestrador, função em que começaria a fazer história pouco tempo depois.
Os atores começam antes mesmo do início, simulando bastidores de uma companhia teatral, carinhoso- música famosa do compositor, é cantada para embalar um bebê  e os atores se preparam para entrar em cena. Alguns exageros à parte, talvez no tom farsesco, mas despontam atores que agradam à platéia, provocando risos.
Em meio a tantas opções culturais, num Rio revisitado por mim, escolhi o Teatro Carlos Gomes (precisa reforma urgente), próximo ao hotel, mas as opções são muitas no centro - que remete ao império em alguns locais... após um café na confeitaria colombo e uma caminhada, nada melhor do que teatro, para não ficar em branco meu lado cultural.... ah, e os horários são bem mais interessantes  (19h, 19h30 ou 20h -durante a semana).

Nenhum comentário: