domingo, 17 de fevereiro de 2013

SOL - saúde

Hoje eu me deparei sem aquele momento em que me sento no solarium e recebo uma dose de vitamina D, acabou o horário de verão e com ele o sol se foi - mas  volta pq moramos no Brasil e temos esse privilégio..- segundo relatos médicos o benefício do sol em relação a qualquer suplemento vitamínico é muito superior (chega ser irrisório os demais).
Mas, atenção, horário respeitado até 10hrs da manhã e após 16hrs, trajes de banho ou no máximo camiseta (caminhadas) e sem protetor solar (apenas no rosto) para melhor penetração de vitamina, e pelo menos durante meia hora, após esse tempo é melhor usar protetor, em geral para aqueles que adoram o sol do meio dia...
Na entrevista, o médico ressaltou os benefícios de quem usa esta prática = equilibra a pressão arterial, glicose (diabetes), cálcio,etc e traz bom humor - melhor ainda se entrar na água fria - choque térmico.
Eu moro há 3 anos num prédio com solarium e tenho hábito de ficar 1hr por dia, logo cedo, no sol - neste período não fiquei resfriada ou tive outros problemas de respiração e minha disposição é outra... percebo a diferença a cada dia sem sol... em países como o Canadá, com longos períodos de inverno qualquer raio solar é uma benção, em outros as pessoas se despem em parques públicos na hora do almoço e sentam ao sol com underwear (roupa de baixo).
SOL como nutriente é o melhor remédio!

Nenhum comentário: