domingo, 23 de novembro de 2008

RESPEITO&EDUCAÇÃO

Direito de ir e vir
Estou revoltada com a invasão de privacidade que estamos vivendo neste momento em SP.
Eu faço minha caminhada habitual perto de casa, voltei indignada com a falta de respeito das pessoas em geral.
Primeiro num lugar onde, originalmente, é usado para caminhar tem rapazes jogando bola no meio da pista... e mais, a praça foi invadida pelos 'homeless(sem casa)' que significa mais do que sem teto como se usa... e, mesmo, fora do cercado passam garotos com todo tipo de abordagem BOM DIA, DOUTORA, não respondi e ele me acompanhou vários metros insistindo, até que me irritei e gritei.. chega, basta... isso mesmo, BASTA!!!
Isso também porque, usuária de transporte público- (nada como os da Rua Augusta (consórcio plus), comparados com os de Paris)-, quando entro logo vem alguem: 'eu não vou roubar vocês, estou pedindo'... 'meu filho está doente e não tenho dinheiro para os remédios'... ou jogam uns doces e começam um texto que é para ajudar alguma instituição-que não é verdade-... fiquei pasma: 5 em pouco trecho na Avenida Sto Amaro...e na Berrini é pior...os motoristas, com receio, não impedem...
No metrô, sempre lotado, você é empurrado pra dentro ou pra fora dele...
Outro dia, na rua, eu voltava da feira e veio um moleque pedir uma banana, eu disse não, e ele começou a vir junto... outro na rua augusta: pedindo almoço...os moleques vem acompanhando, tipo até convencer... e quando estou com estrangeiros começo a falar português, então eles se afastam...
Ouvi dizer que alguns chegam a faturar mais de 300 reais por dia...
Eu sou totalmente contra qualquer tipo de 'esmola', já se criou um comércio onde se renovam os textos e se tornam pegajosos e irritantes... e até perigosos quando dizem que não assaltam...
Ficamos vulneráveis quando vemos uma criança chorando ou no farol pedindo, mas logo ali perto estão os pais esperando o dinheiro... Eu me sinto insegura de andar, caminhar ou usar um transporte coletivo! Falta respeito porque as pessoas não foram educadas... a gente paga impostos, transporte, etc e essas pessoas se sentem no direito de importunar! onde estão os meus direitos???
Bom, e a 3ª idade?? eles adquiriram direitos, merecido, mas abusam, levam contas da família toda no banco... no mercado empurram quem está na frente, no transporte não cedem lugar para mulher grávida, etc... todo mundo vê mas ninguém faz nada ou sequer reclama...
"Esta cidade já não nos pertence mais!"

Nenhum comentário: