sexta-feira, 29 de junho de 2012

A DAMA DO MAR - teatro

Foto: Estreia nacional do espetáculo "A Dama do Mar" de Ibsen,dia 29 de Junho, no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca, na cidade de São Paulo.Com a direção de Sergio Ferrara,e grande elenco.

Henrik Johan Ibsen(Skien, 20 de Março de 1828 — Kristiania, 23 de Maio de 1906) foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se Brand, Peer Gynt, Um Inimigo do Povo, Imperador e Galileu, Casa de Bonecas, Hedda Gabler, Espectros,A Dama do Mar, O Pato Selvagem e Rosmersholm.Henrik Ibsen, dramaturgo norueguês, escreveu o texto e foi publicado em 1888, em 2012  Sergio Ferrara assina a direção do espetáculo, que entra em cartaz no Teatro Nair Belo, shopping Frei Caneca - projeto vivo encena.
A ação se passa no verão em uma pequena cidade da Noruega à beira de um fiorde.
Uma dama vive atormentada com um marinheiro que a abandonou e reaparece em seu imaginário, levando a crer que seus conflitos beiram a loucura...
Elenco encabeçado por Ondina Clais Castilho e Luiz Damasceno tem as participações de Luciano Quirino, Mariana Hein, Ricardo Gelli, Erika Altmeyer, Albenis Amaral e Renato Cruz.
Assisti em pré estréia, com platéia formada por pessoas de teatro - emocionados... gostei! mas é preciso saber que se trata de um clássico do teatro e assim foi encenado.
O cenário é de J.C.Serroni - aproveitando o mezzanino criou cortina feita de fitas transparentes representando o mar e no palco biombos que transformam o cenário em vários ambientes, JC assina tb o figurino - sóbrio, em tons claros, contrastando com o preto do vestido usado no final.

Nenhum comentário: