sábado, 19 de março de 2011

AS MÃES DE CHICO XAVIER - cinema

A semana, repleta de eventos pq afinal o ano começou, terminou com uma sessão especial do filme As mães de Chico Xavier e coletiva de imprensa com alguns atores, autor e diretores (sem Nelson Xavier e Herson Capri).
Escolhi este filme por se tratar de assuntos espirituais - o tema me interessa. Mas ao questionar sobre o espiritismo as respostas foram evazivas ou dizendo apenas que se trata de um filme...??? será que desconhecem que a maioria do público que vai assistir tem algum relação com o assunto e outros nem cogitam a possibilidade... aliás, o autor Marcel Souto Maior (do livro adaptado Por trás do véu de Isis) se diz ateu.
A idéia do filme partiu de apresentações teatrais sobre Chico Xavier no Ceará - ''foi um desafio para produção cearense (produtores de Bezerra de Menezes)...'' 3 histórias de mães e seus filhos com abordagens diferentes= um filho suicida, um garotinho de 5anos e uma jovem ainda grávida.
No elenco atores conhecidos como Herson Capri, Vanessa Gerbelli, Caio BLat, Via Negromonte e Nelson Xavier (2º filme neste personagem), com algumas participações especiais como Paulo Goulart Fº - único integrante espírita - já nasceu num lar espírita (Paulo Goulart e Nicete Bruno)- trabalhamos juntos em Dª Rosita, no momento ensaiando A TEMPESTADE.
Vanessa Gerbelli, excelente trabalho, faz a mãe do garoto de 5 anos- ''foi uma escolha afetiva fazer o filme em homenagem a Chico Xavier, me emocionei ao ler o roteiro e relendo chorei mais...'' ela é mãe e isso ajudou a construir as cenas mais dramáticas - se colocava no personagem... gostei! Caio Blat, o jornalista que procura Chico para fazer uma matéria (inspirado no autor), merece destaque pela sensibilidade no filme e simpatia na coletiva.
Manaus e Porto Alegre tiveram sessões de pré-estréia que foram aplaudidas e as pessoas saíram emocionadas - choravam tanto durante o filme que formaram uma orquestra de sons fungantes...choro contido!!!

Nenhum comentário: