sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O MIAGRE DE SANTA LUZIA- cinema

O título é em homenagem a Luiz Gonzaga que nasceu no dia de Sta Luzia-13Dez1912. Logo no início do filme tem esta explicação.
O mundo das sanfonas e sanfoneiros numa viagem cultural pelo Brasil, por Dominguinhos, filmada por Sergio Rozeinblit. Viagem feita 'by car' porque Dominguinhos não entra em avião.
A parte que mais me emociona é quando chega mais para o sul- mexe com minhas raízes... e tb pq tenho um sobrinho sanfoneiro que mora logo ali na divisa Paraná/Santa Catarina.
E a parte mais brilhante em termos de imagem é sem dúvida o pantanal com seus pássaros coloridos e águas abundantes; sempre faz bem para os olhos, embora tenha sido premiado por deficientes vizuais como melhor filme no Festival de Brasília- é a música que transporta para um mundo imaginário que emociona.
Um retrato do Brasil-sanfona- com momentos deliciosos e participantes muito especiais.
Alguns gostam mais do momento nordestino e acham que se demora no sul, no que eu discordo, ou melhor, a sanfona é tocada de forma diferente-tem uma cena onde Borghetti mostra a diferença ao tocar- e é até um gancho para fazer um doc especial só do sul onde existe uma cultura onde a 'gaita' faz parte do cotidiano das pessoas.

Nenhum comentário: