segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PRANZO DI FERRAGOSTO-Almoço em Agosto

FERRAGOSTO-feriado de agosto, comemorado dia 15 na Itália.
Em cena uma mãe doente- e problemática- faz com que o filho-Gianni- fique ao seu lado o tempo todo-cocolando:mimando-, faz as compras e as refeições, lê livros, ajusta o travesseiro, etc...
Tudo calmo e tranquilo, apesar dos problemas com contas e condomínios atrasados, até que o administrador do prédio, meio chantageando, pede para ficar com a mãe dele porque ele precisa se ausentar por um tempo... e chega com mais uma irmã-la zia(tia)- este, mesmo a contragosto e sem muito espaço, resolve aceitar quando o administrador, muito grato, vai perdoar uma parte das dívidas e lhe estende algumas notas de euro...
Bom, aí chega o médico que faz uma consulta rápida na família, e sabendo do que ocorre afirma que precisa de ajuda também, porque não se pode deixar uma senhora sózinha, etc... no final são 4 senhoras a seu cuidado. Muito divertido!
E tudo fica bem quando acaba bem-no feriado todos se reúnem para o grande almoço!
O cenário único-apartamento no centro de Roma- é um espaço bem dimensionado, parece um cenário teatral... tem poucas cenas externas- no armazem, e algumas passagens rápidas em moto pela cidade.
A idéia do filme surgiu quando Gianni di Gregório-roteirista e diretor- cuidou de sua mãe doente:
''Durante o tempo em que morei com a minha mãe, vi de perto o mundo dos idosos. Vi a força e a vida que eles têm e também a solidão e o medo do abandono''.

Nenhum comentário: