domingo, 4 de novembro de 2012

GONZAGA - de pai para filho (cinema)


Gonzaga - De Pai pra Filho
O público se interessa por cinema nacional de qualidade e vai assistir Gonzaga, de pai para filho, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e deve ser obrigatório – um pouco de nossa cultura com nossa história musical. 
A qualidade de fotografia e interpretação dos atores nos faz acreditar que esse novo cinema brasileiro tem alguns exemplares muito especiais e me faz escolher este a outro filme qualquer... a liberdade de escolha, inclusive horário, que estou adorando...
O reencontro de Gonzaguinha com o pai desenvolve um carinho demonstrado nas cenas finais. 
A trajetória de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é contada em partes, intercalada com alguns momentos de papo entre pai e filho. A grande semelhança do ator Júlio Andrade com Gonzaguinha é impressionante e o ator Nivaldo Expedito que faz o pai surpreende pelo talento – a veracidade com que o representa enquanto jovem é emocionante.  Tem a participação da atriz Nanda Costa que faz a mãe, a diferença  entre um trabalho no cinema e outro na tv é grande... participações muito especiais de Silvia Buarque, Zezé Motta, entre outros talentos. 
Ainda que o ritmo das músicas não me entusiasme, o filme me deixou emocionada – provocou aquele arrepio peculiar que sentimos num bom espetáculo como num show onde Gonzaga canta de graça para uma multidão - ao assistir algo de alto nível comprova-se que não é necessário apelar para piadas de mau gosto ou eternos clichês como favelados com traficantes e polícia... e o cinema nacional pode investir mais em estilos diversificados para mostrar ao mundo que temos talento.
Direção de Breno Silveira.

Nenhum comentário: