quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NAVIOS - desembarque

E começou a temporada de navios 2012/13 no Porto de Santos. Entre milhares de passageiros circulam outras pessoas que prestam serviço para que tudo corra bem - ou que funcione regularmente... é difícil, eu sei, mas estamos aprendendo. Eu fui contratada por falar várias línguas (intérprete) e o idioma oficial seria inglês - meu grupo tinha mais de 90% de alemães que nem sequer falavam outra língua... ainda bem que eu falo alemão, não??? e francês, e italiano, para os que acompanhei...
Enfim, é uma experiência especial essa de estar com um grupo de estrangeiros falando e ouvindo outras línguas - teve um senhor que se sentou ao meu lado e descreveu um pouco o cruzeiro que acabara de fazer: embarcaram em Genova, após passar por Barcelona e algumas ilhas aportaram em Recife, Salvador, Rio e Santos - 17 dias. A tripulação do navio era nova, muitos brasileiros, sem muita experiência houve alguns problemas a bordo e deixou a desejar (não detalhou)... no caso do MSC (foto) algo em torno de 3000 passageiros causa tumulto no desembarque. Ah, e todos desembarcaram em Santos pois o navio foi totalmente esvaziado e inteiramente contratado por uma única empresa... sinal dos tempos!
Aída Cara, teve desembarque semana passada, gira em torno de 800 pessoas, quase todos alemães, é tudo mais organizado e assim flui melhor...
A conclusão é que a grande maioria de turistas nesta temporada são da Alemanha. Sehr gut!

Nenhum comentário: