sábado, 4 de maio de 2013

IDIOMAS - variedades

Ao nascer, numa pequena vila no sul do Paraná, todos falavam alemão ao meu redor, assim cresci ouvindo e falando alemão, até os 6 anos de idade, quando fui para escola e ainda pouco entendia do português... muitos anos depois fiz o curso básico no Goethe Institut, em SP, na rua Lisboa - hoje ao encontrar grupos de turistas alemães me sinto em casa - reencontro - e eles se sentem confortáveis comigo...
Estudei francês no ginásio e me encantei por esta língua musical, alguns anos depois conheci a Aliança Francesa em Curitiba e comecei a estudar, concluindo em SP - na rua lisboa tb...morava perto...
Em tempos de Teatro Guaíra trabalhei com um diretor de teatro uruguaio (Júver Salcedo) e aprendi espanhol, ao chegar em Montevideo, para apresentação do espetáculo, estava 'hablando'...
Aos 28 anos conheci um italiano, apelidado de Conde por Bibi Ferreira  (em tempos de Piaf), charmoso pq fumava cachimbo e tb era romântico - me apaixonei - em 7 anos de convivência aprendi italiano, sem ir à escola alguma...
Inglês??? tantos filmes, livros e músicas me fizeram ser auto didata pela necessidade de falar em eventos...
A prática é importante, em cada trabalho me aprimoro...
Ao atingir a maturidade, com todo esse conhecimento, estou apta a lecionar... estou dando aulas de conversação (nessas línguas) para pessoas que tem viagem marcada ou querem relembrar... ou aula de português para estrangeiros que aqui desembarcam... mas também continuo acompanhando estrangeiros em compras e passeios - praticando...
A escola da vida é a melhor pós graduação possível!
  

Nenhum comentário: