sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CALLAS - teatro

Maria Callas é o exemplo de verdadeira celebridade internacional: muito talento e muitos aplausos.
No teatro brasileiro ela foi interpretada por Marília Pêra em Master Class e agora por Claudia Ohana em Callas (Teatro Itália-SP), dirigida pela Marília.
Antes de iniciar o espetáculo ouve-se algumas árias interpretadas por Callas, pequenos trechos em meio ao burburinho das pessoas entrando, procurei me alienar e relembrar de livros e óperas...
Ao abrir as cortinas o cenário, com vestidos e adereços, faz parte de uma exposição em Paris, organizada por John (Cássio Reis).
Texto escrito por Fernando Duarte (ex-camareiro) - momento ficcional (imagens reais no fundo) - mais que expor figurinos e adereços usados em óperas, expõe a solidão e tristeza de uma diva.
Entrada triunfal de Ohana, num belo figurino, causa impacto, e certa semelhança física, a fragilidade, etc conferem credibilidade à interpretação... Cássio Reis tem o fisic du role perfeito, alto e jovem, e conquista o público.
Atenção: é preciso ter algum conhecimento sobre ópera para entender do que se trata para não haver confusão ao se falar de 'Norma', 'Tosca', etc.
Detalhe: um comentário sobre relações sexuais entre homossexuais quebra o glamour do espetáculo - desnecessário!

Nenhum comentário: