O filme Orquestra dos Meninos é baseado em fatos reais(precisamos divulgar nossa cultura), da década de 1980, quando o maestro Mozart Vieira(Murilo Rosa) ensinava música no interior de Pernambuco, a 150 km de Recife; ele resolveu influenciar crianças do campo para estudar música, e com isso abriu o horizonte dos mais pobres, obrigadas ao trabalho para ajudar famílias. E que, muitas vezes, nem frequentavam escolas normais. Tímidos e sem noção de nada começam a tirar sons de instrumentos estranhos e se descobrem.
A primeira apresentação foi numa igreja... aplaudida em pé...
Atrai a simpatia do povo e inveja-receio de pessoas influentes.
Um aluno seu é sequestrado em 1995, ele passou a ser o maior supeito, é acusado de abuso sexual de menores. A polícia, com ajuda de políticos, manipula provas.
A orquestra fica ameaçada de extinção. E proibida de ensaiar na escola.
O filme foi feito em forma de documentário, com atores, em ordem cronológica, para não perder a simplicidade, segundo o diretor e roteirista Paulo Thiago.
Murilo Rosa, que conheço de teatro, com talento raro entre os jovens atores de

Priscila Fantini faz uma das alunas, parece bem mais jovem...
Othon Bastos, ator de teatro, é um professor: age contra o maestro e sua orquestra, pela incapacidade de 'ouvir' a música que eles tocam, afirma que atrapalha aulas. Lutou contra ele, unindo-se a políticos que se sentiram ameaçados com a popularidade do maestro.
Os meninos que interpretam os músicos foram selecionadas entre 300 jovens sergipanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário