domingo, 5 de outubro de 2008

ORQUESTRA DOS MENINOS

Cinema Nacional sobre música e músicos brasileiros que merece uma nota. Isto é informação cultural.
O filme Orquestra dos Meninos é baseado em fatos reais(precisamos divulgar nossa cultura), da década de 1980, quando o maestro Mozart Vieira(Murilo Rosa) ensinava música no interior de Pernambuco, a 150 km de Recife; ele resolveu influenciar crianças do campo para estudar música, e com isso abriu o horizonte dos mais pobres, obrigadas ao trabalho para ajudar famílias. E que, muitas vezes, nem frequentavam escolas normais. Tímidos e sem noção de nada começam a tirar sons de instrumentos estranhos e se descobrem.
A primeira apresentação foi numa igreja... aplaudida em pé...
Atrai a simpatia do povo e inveja-receio de pessoas influentes.
Um aluno seu é sequestrado em 1995, ele passou a ser o maior supeito, é acusado de abuso sexual de menores. A polícia, com ajuda de políticos, manipula provas.
A orquestra fica ameaçada de extinção. E proibida de ensaiar na escola.
O filme foi feito em forma de documentário, com atores, em ordem cronológica, para não perder a simplicidade, segundo o diretor e roteirista Paulo Thiago.
Murilo Rosa, que conheço de teatro, com talento raro entre os jovens atores de hoje, merece prêmios por esse trabalho. Simples e comovente na sua sensibilidade.
Priscila Fantini faz uma das alunas, parece bem mais jovem...
Othon Bastos, ator de teatro, é um professor: age contra o maestro e sua orquestra, pela incapacidade de 'ouvir' a música que eles tocam, afirma que atrapalha aulas. Lutou contra ele, unindo-se a políticos que se sentiram ameaçados com a popularidade do maestro.
Os meninos que interpretam os músicos foram selecionadas entre 300 jovens sergipanos.

Nenhum comentário: