domingo, 29 de novembro de 2009

PERSÉPOLIS-animação

A cidade Persépolis foi a antiga capital da Pérsia(Irã)-foram encontradas ruínas- declarado patrimônio da humanidade em 1979-.
O nome foi usado por Marjane Sartrapi como título de um livro(história em quadrinhos), e com a colaboração de Vincent Parannaud virou este filme de animação- teve proposta de Hollywood mas optou por uma versão mais artística. Ganhou vários prêmios como o de Cannes e foi indicado ao Oscar.
Participações especiais de Catherine Deneuve e Chiara Mastrioanni nas vozes de mãe e filha.
O filme é todo narrado e desenhos animados demonstram a narração, sem muitos movimentos e apenas uma parte colorida para diferenciar o presente do passado.
É a história da própria Marjane dos 8 aos 18 anos, sonhava em ser profetisa mas veio a revolução, enfrentou preconceitos e guerras, foi estudar fora de seu país-na Áustria, e nem aprendeu alemão- por conta da cultura religiosa e receio da família de ser violentada...
Assisti numa sessão especial no domingo na Reserva Cultural em SP (evento da Aliança Francesa ref. ao ano da França no Brasil), mas já se encontra em DVD e vale pela simples curiosidade ou conhecimento de uma outra cultura... muito diferente...

Nenhum comentário: