sexta-feira, 3 de junho de 2011

MINHAS TARDES COM MARGUERITTE - cinema

Minhas Tardes com MargueritteLa Tête en Friche - Gerard Depardieu (Germain) passa as tardes numa praça, em meio a pombos, na companhia de uma senhora que se chama Margueritte (Gisèle Casadesus), do encontro casual resultou um hábito onde ela lê trechos de livros de autores conhecidos como Albert Camus, fazendo despertar nele uma curiosidade desparecida desde os tempos de escola... ao receber um dicionário de presente ele procura o significado das palavras e se enfurece por não compreender coisa alguma...
Deliciosa magia - universo das palavras: o significado, as frases e o conhecimento que me motivam a escrever. No filme, este homem iletrado se maravilha de poder compreender as palavras, através da leitura desta senhora, e passa a usá-las como citações em conversas com amigos no bar da cidade, onde todos se encontram.
Deliciosa tarde, no cinema, sessão lotada, pessoas de todas a idades, sobretudo maduras, e emocionadas.
Ainda bem que existe este cinema europeu que se interessa em mostrar pessoas mais velhas com suas vivências e experiências - e como a amizade é importante. Enquanto muitos se preocupam em fazer efeitos especiais no cinema, outros enxergam mais longe, lá onde estão as pessoas que envelhecem e são menosprezadas... sobretudo num país jovem como o Brasil.
Após escrever li algo sobre o filme, nunca leio antes, que não me agradou e digo que os jovens ainda não tem a vivência suficiente para julgar e criticar o delicado mundo da terceira idade...
Indico para passar uma tarde agradável com Margueritte e Germain, para aqueles que tem sensiilidade e preferem programas diurnos.

Um comentário:

ofelia rolim disse...

OBRIGADA PELA INDICAÇÃO, E PARABENS! PELO TEXTO. Cada vez gosto mais de seu blog. bjs