domingo, 6 de junho de 2010

O DIA DA SAIA- cinema

Isabelle Adjani, após um período de ausência no cinema, reaparece neste filme um bocado diferente, com cabelos curtos e mais madura, faz uma professora de adolescentes que tenta ensinar um pouco de cultura, p.ex: o nome verdadeiro de Molière (Jean Baptiste Pocquelin)- poucos se interessam... enfurecida ela ameaça com uma arma que aparece no meio da confusão e faz os alunos reféns.
Alguns alunos fogem, outros permanecem sob a mira da arma e se desencadeia uma loucura, meio sem saber porque ela define como reivindicação 'um dia da saia' para que as meninas possam enfim usar saia em vez de estarem sempre em pantalonas (nos arredores das grandes cidades francesas é proibido usar saia pq mostra as pernas e coloca em risco a moral das meninas.
Assunto sério na França em relação a professores que precisam conviver com pequenos marginais que muitas vezes aprontam alguma e nem sequer escutam o que se está ensinando, criando problemas psicológicos para quem leciona...
Este filme parece um dia de fúria interpretado com força e veemência de uma atriz que pode estar inativa mas não perdeu seu talento.

Nenhum comentário: