segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BASTARDOS INGLÓRIOS-cinema

Filme anunciado para 23out, vai estrear no encerramento do Festival do Rio dia 07out -sem a presença anunciada de Tarantino-tb em circuito nacional. E poderia se chamar 'Revenge/Vingança".
Talvez um dos melhores filmes do diretor, no meu ponto de vista, quase superou Pulp Fiction na primeira semana em cartaz na Europa e EUA.
Eu assisti como um filme comum, sem estrelismos ou fanatismos pelos atores ou diretores... é o meu jeito em qqer situação: ter poucas informações e procurar ser imparcial tipo: como um desconhecido completo -vou gostar? e agora digo que gostei mesmo! apesar do tempo -02h30...
e já sei que os filmes de Tarantino são violentos, e atingem extremos que muitos gostariam de colocar em prática, mas neste, embora tenha alguns momentos chocantes, está longe,mais light-apesar dos escalpos- dos outros filmes dele...
Mas, atenção, é só mais um filme! o roteiro segue capitulos e quebra essa adrenalina de vez em quando, passando para outro assunto, outra situação, mas no final todos se encaixam.
Adorei o fato de usarem várias línguas que falo como alemão e francês na maior parte do tempo e me deliciei com algumas palavras mal traduzidas, como é usual... entendi como uma brincadeira em várias línguas: qdo um oficial alemão pede licença para um francês conversar em inglês ou qdo o mesmo desanda a falar italiano deixando outros personagens perplexos...
Enfim, segunda guerra mundial, oficiais alemães em todos lugares, e americanos se aliando a judeus para matar vários alemães e sabotar uma sessão de cinema da Gestapo.
Brad Pitt é o chefe-americano com sotaque horrível- mas até muito engraçado tentando falar italiano, e espirituoso em ação marcando os alemães. Impressionante como ele, amadurecendo, se parece sempre mais com Robert Redford.
Todo elenco com atuações excelentes-tipos que marcam- como um judeu com taco de beisebol...

Nenhum comentário: