segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O ESPÍRITO DA COISA-Teatro

Rosaly Papadopol-premiada pela APCA (associação paulista dos críticos de arte) como melhor atriz interpreta HILDA HILST em O Espírito da Coisa = com textos adaptados da própria escritora, pesquisados pela Rosaly, com valiosas colaborações, e colocados numa ordem não cronológica-escritos pelo autor Gaspar Guimarães- volta em cartaz no Teatro Bella-bado e domingo-até 28 de fevereiro.
Eu assisti num dia de muita chuva e pouco público, mas o talento de uma atriz não se mede pelo tamanho da platéia e ela estava magnífica - se transformando de uma velha (expressão corporal e facial-com lábios enrugados) ao iniciar, uma criança, até uma mulher fogosa e cheia de vitalidade em meio aos textos por vezes insandecidos...
Merecido o prêmio, não só pela atriz, sobretudo por seu trabalho de pesquisa (desde 1998) e construção de um espetáculo que te prende até o final (por ser monólogo-difícil).
A estréia oficial, ano passado, marcou uma série de eventos em homenagem a Hilda Hilst com exposições, palestras, filmes, etc, uma homenagem póstuma que, como está incluido no texto, veio tardiamente.
A direção de Ruy Cortez tem soluções criativas para não se tornar monótono um monólogo.

Nenhum comentário: