sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EL SECRETO DE SUS OJOS-cinema

O segredo dos seus olhos-Argentina- adaptado do romance 'La pregunta de sus ojos', de Eduardo Sachari, pelo diretor Juan José Campanella com a colaboração do autor.
Concorre ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, concorreu em várias categorias no Prêmio Goya (Espanha)-vencendo em Atriz Revelação para Soledad Villamil e Melhor Filme Hispano-Americano=por se tratar de uma co-produção Argentina/Espanha=isto sem falar nos outros prêmios, em outros festivais, bravo Argentina!
Benjamin Espósito (Ricardo Darin) é apaixonado por Irene (Soledad Villamil) e não tem coragem de se declarar- ela é sua chefe e ele a acredita muito acima dele: posição social e financeira.
Um crime violento acontece neste período com uma jovem recém casada e 25 anos depois Espósito retorna, de um exílio forçado no interior, para escrever um livro a respeito e se depara com esta mulher mais madura e atraente do que antes... ela sempre o apoiou em sua busca e ele mostra o esboço do livro em primeiro lugar para ela.
Mas o filme é muito mais do que isso, é sobre a paixão por algo que nos impulsiona, nos faz seguir adiante...vivendo... O roteiro fica num vai e volta-mas que não incomoda- em busca da verdade. Momentos que parecem previsíveis mas logo deparamos com situações não pensadas...
As interpretações magníficas! elenco central pequeno e impressionante... Ricardo Darin com suas reações expressivas bastante contidas que refletem algo mais do que aparenta... Soledad encanta desde o início com sus ojos e Guillermo Francella que interpreta Sandoval merece destaque.
Obs: uma sequência que impressiona, num estádio de futebol em dia de jogo, foi divulgada no youtube e os amantes de futebol estão comentando como o diretor conseguiu captar todo aquele momento...

Nenhum comentário: