sábado, 27 de fevereiro de 2010

THE BURNING PLAIN- cinema

VIDAS QUE SE CRUZAM-título original seria 'Incêndio na Planície'- ou 'Planície Queimando'- brasileiros ainda acham que títulos dramáticos-sempre parecendo dramalhão mexicano- funcionam melhor.

Guillermo Ariaga escreveu este roteiro e dirigiu, demonstrando talento, poderia ter dirigido seus outros filmes: 21 gramas e Amores Brutos.

O filme é de 2008 e participou por aqui de mostras e festivais, poucos assistiram outros nem sabem do que se trata: Charlize Theron é uma jovem complicada, nada lhe interessa de verdade, trabalha num elegante restaurante, indiferente ela se mutila formando cicatrizes pelo corpo. Kim Bassinger é sua mãe e se envolve num relacionamento extra conjugal com Joaquim de Almeida, casado com filhos. Aos poucos aparecem outros personagens e se entende o que se passa. Eu não me estendo pelo roteiro pois se trata de uma trama bem montada que mostra 3 fases dos mesmos personagens e reserva várias surpresas.

Achei Kim Bassinger produzida demais para uma esposa de camioneiro, ela parece não caber na situação, linda mas plastificada: carregada na maquiagem e cabelos arrumados demais...

Outro detalhe: existe um período de defasagem do tempo- as pessoas mudam muito-, a gente muda tanto?

Mas é um filme para assistir, mesmo nesse vai e volta do tempo, que nos deixa atentos para cada detalhe, provocando um suspense para saber quem são aquelas pessoas que vão aparecendo, falam espanhol, é uma outra cidade? outra época? isso foi antes ou depois do acidente? acho que é até para rever... vou fazer isso.

Nenhum comentário: