quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DIETA - saúde

todos os tipos de legumes e frutas material vectorDIETA- regime alimentar=comedimento no comer e beber- provém do grego diatia (modo de viver).
Ao se falar em dieta logo se pensa em emagrecer - errado!  é atenção ao que se come e bebe - com moderação pq para tudo é preciso disciplina
Eu parei com orgias alimentícias há mais de 10 anos quando minha mãe morreu e isso causou uma dor e preocupação muito grande... resolvi me cuidar dentro do que me era possível fazer - nadar, andar, comer coisas mais naturais - em vez de procurar médicos ou academias para perder peso -   emagreci mais de 20kg.
Agora entendo como reagem os alimentos e como me comportar. É preciso comer várias vezes ao dia (não apenas o estipulado: café, almoço e jantar), procurar ingerir alimentos funcionais, ex: arroz integral, frutas, saladas, etc, que são absorvidos mais rápidamente e ajudam no funcionamento gastrointestinal. Ah, bobagem, dizem muitos que preferem recorrer a medicamentos...
Nas entrevistas, mesmo com médicos, só se fala em 'calorias' e se esquece das 'benfeitorias', ou seja, em vez de falar em dietas como emagrecimento, deveria ser obrigatório falar de como podemos nos beneficiar com o que ingerimos... agora já se diz algo, mas é muito pouco...
Descobri que tenho diabetes e isso me faz ficar mais atenta, ao reencontrar uma amiga ela disse: 'santa diabetes, que está te fazendo muito bem'... isso é cuidado e disciplina.
abaixo link com propriedades dos alimentos - bem interessante:
http://nutricao.diabetes.org.br/dicionario-dos-alimentos

Nenhum comentário: