terça-feira, 30 de outubro de 2012

CAIS - teatro

cais-teatroCAIS ou da indiferença das embarcações - Um grupo de atores - Velha Companhia - se reúne durante 4 meses, entre pesquisas e ensaios, para montar um texto que mostra vários períodos da vida de pessoas ligadas a uma ilha onde o cenário é o CAIS - muito bem representado com praticáveis em madeira envelhecida no subsolo do Espaço Cultural Capobianco.
Entre trágico e romântico, várias etapas e gerações, conhecemos a história de Waldecir, Walcimar e Walciano, com Nilmar, Magnólia, Bonifácio, Berenice e Juciara, moradores da Ilha Grande e narradas por um velho marinheiro (representa o barco do local), o texto escrito e dirigido por Kiko Marques nos transporta para o local...realmente é muito bom pq nos sentimos no cais pela estrutura montada e pelo trabalho de toda equipe...
Em cena 2 músicos e 12 atores - excelentes interpretações. 
O longo tempo do espetáculo (180 min) o prejudica no seu contexto, cansa um pouco o ir e vir em datas, sem confundir,claro, mas torna tedioso quanto ao desenrolar da dramaturgia, além de certos trechos desnecessários - como o epílogo - perde-se o clima e o foco é redirecionado...como escritora visualizo dessa maneira - a qualidade do espetáculo, como um todo, é muto bom - e os figurinos condizem com época e local, e ótimos atores em cena.
Entre outros bons espetáculos em cartaz, porém, que não usam subterfúgios, como sexo, este escorrega um pouco neste quesito, em algum momento, sem necessidade - deixa de ser poético... 
O local do Espaço Cultural Capobianco, no centro SP - no antigo Teatro da Memória -, entre ruelas e viadutos, não muito longe, é inseguro, uma pena, me deixou preocupada ao sair - acompanhei  outras mulheres até localizar táxi... isso é uma questão geral de 'segurança' na cidade de SP!

Nenhum comentário: