quarta-feira, 21 de abril de 2010

BRASIL E PORTUGAL-lá e cá- cultura

A TV CULTURA exibe a partir deste domingo-25abril/21hrs-a série 'Brasil e Portugal-lá e cá', idealizada por Paulo Markum e compartilhada com Carlos Fino-jornalista português que já foi correspondente de guerra- com visões de cada país e suas opiniões. As semelhanças e diferenças serão comentadas pelos jornalistas com imagens de locais tanto de cá como de lá.
No primeiro episódio, apresentado num evento no Museu da Língua Portuguesa, comentários de pessoas nas ruas de Portugal mostram a imagem que se construiu do país colonizado e, que alguns ainda acreditam pertencer a eles...
Paulo Markum, que reside em Florianópolis, idealizou o programa para mostrar a influência açoriana em algumas construções remanescentes em Santa Catarina e outros estados.
Na foto ao lado o Mercado de São Francisco do Sul-SC, uma das cidades mais antigas do Brasil, que teve influências açorianas em toda região, alguns desembarcaram em torno de 1750 e chamaram a vila de Porto de São Francisco. Ainda existem construções antigas preservadas como o Forte localizado na praia de mesmo nome- entre Capri e Ubatuba.
E, até hoje, muitos catarinenses ainda falam um português mais cantado... remanescências...
Enfim, um programa que vale a pena ser assistido para entender um pouco mais o que nos aproxima e as distâncias que nos separam.

Nenhum comentário: