quinta-feira, 8 de abril de 2010

A ESTRADA- cinema

Os tempos são outros, em algum momento no futuro, após terremotos que devastaram cidades onde as pessoas não encontram comida ou água. Roteiro: um pai segue com seu filho em direção ao sul à procura do sol para sobreviver, pois tudo se passa num frio terrível, tão frio que até a gente fica com frio, em lugares onde nem as árvores resistem- é tudo cinza... no entanto, um outro tremor, alguma árvore que cai, um fogo que se alastra, mas é preciso continuar 'na estrada'... e o que os sustenta é o amor - que os mantém em pé.

Baseado no best seller de Cormac McCarthy- mesmo autor de 'onde os fracos não tem vez'- prêmio Pulitzer por este livro, que retrata a situação caótica após destruição de cidades, o cinza, a fuligem, a falta de vida, nem mesmo alguma vegetação.

Viggo Mortensen- o pai- muito bem caracterizado, mantém o clima com sobriedade e veracidade, detalhes como maquiagem bem feita-chama a atenção- demonstrando o envelhecimento, a dor, o sofrimento, e a saúde debilitada. Observei também que as unhas estavam bem sujas e toda palidez no rosto quando necessária.

Smit-McPhee é o filho, lindo-poderia ser filho de Charlize Theron- e cheio de carinho pelo personagem do pai.

Charlize Theron é a esposa que decide enfrentar sózinha o mundo, sem coragem ela desaparece-aliás, desaparece muito rápido: os fãs ficarão decpcionados.

Robert Duvall faz uma participação como um velho andarilho, que está no caminho , meio cego, está excelente, até confunde= até poderia ser outro ator, e tem participação tb de Guy Pierce.

Um filme para quem enfrenta emoções fortes, não tem estômago fraco, em ritmo lento, a maioria das cenas só com pai e filho, tendo algumas rápidas participações, num mundo de canibais famintos. Mas atenção, não é desses filmes de terror cheio de absurdos, é um filme sério, muito bom.


Nenhum comentário: