sábado, 17 de abril de 2010

TUDO PODE DAR CERTO- cinema

WHATEVER WORKS- Woody Allen faz um filme otimista afirmando que 'tudo pode dar certo', mesmo se tentar suicídio se jogando pela janela pode ter sorte de cair no aparador ou alguém amaciar sua queda e ainda se transformar no seu grande amor. Os personagens se encaixam ao que acontecer e sempre dá certo, poderia se dizer que é um filme sem conflitos e questionamentos mais profundos.
Larry David (Boris) está sentado no bar com amigos e conversa com a câmera- assim que abre o filme- num distanciamento meio brechtniano, conferindo um tom de comentarista ao personagem, e assim no decorrer do filme, no entanto, ele olha para a platéia e comenta o que aconteceu. Boris é um cara chato: resmunga, xinga e trata mal as pessoas, mas se envolve com uma garota -Evan Rachel Wood (Melodie) - que pede ajuda, ele a hospeda e se acostuma: casa com ela, até que ela se apaixona por outro... tudo bem, sempre pode aparecer outra...
A mãe da garota - Patrícia Clarkson - aparece de repente com mala para ficar, separou do marido, mas descobre um novo mundo se envolvendo com 2 homens ao mesmo tempo.
O pai, decepcionado com a separação, aparece um tempo depois para tentar reconciliação e se espanta ao ver a ex-mulher transformada, arrasado vai beber num bar onde conhece um gay e ....
Enfim, situações normais numa cidade como Nova York ou SP, mas absurdas em cidades menores... um retrato de si mesmo (Boris é o retrato do próprio Woody)... fica sendo algo cansativo como quase todos os filmes dele, muito verborrágico e pouco entusiamante, excessões para MATCH POINT e VICKY, CRISTINA, BARCELONA.

Nenhum comentário: