sexta-feira, 9 de abril de 2010

OLHOS AZUIS-cinema

Ao entrar nos EUA pessoas de vários países são detidas na imigração, onde um oficial-responsável pela liberação de entrada- embriagado, asqueroso, dá as ordens abusando do seu poder. Outros 2 assistentes entram no jogo de perguntas e respostas, dizem ser necessário para carimbar o passaporte-, o que começa a irritar 1 brasileiro (Ihrandir Santos) e transforma a espera num pesadelo para todos.
Entre os imigrantes, todos povos latinos, uma cubana estudante de balé clássico-afirma ter visa pq o governo cubano libera assuntos relacionados a cultura-, uma poetisa argentina com marido, um grupo de Honduras, etc
A situação começa a se desvendar partindo do futuro onde Marshal (David Rasche), o oficial, se encontra em Recife procurando uma menina com a ajuda de uma garota que conhece nas ruas (Cristina Lago). No vai e vem de presente e futuro é possível saber o que aconteceu, mas que será revelado apenas no final, embora previsível.
Este é uma real visão do "Sonho Americano"-trabalhar nos EUA e ficar rico ou, pelo menos se dar bem... sonho este acalentado por vários brasileiros que acabaram retornando sem realizar nada. A ilusão de que em outro país a vida será menos miserável cria objetivos meio malucos.
O título Olhos Azuis é uma referência um tanto racista que o brasileiro expõe como 'todos que tem pele branca e olhos azuis são privilegiados'...
Atores brasileiros e americanos, maior parte do filme em inglês, vai ajudar na distribuição em outros países, reunindo um time de primeira, excelentes atuações que chega mesmo a irritar.
O diretor é José Joffily, do inesquecível Quem Matou Pixote?.
Foi premiado no Festival de Paulínia- num pequeno reduto em SP- mas fará grande carreira.

Nenhum comentário: